terça-feira, 7 de setembro de 2010



Apenas um desabafo...

Apesar de ter uma profissão que não é mais valorizada como antes, ainda assim, amo o que faço e sempre terei orgulho pelo que sou .....PROFESSORA!!!
Fico comovida quando vejo olhinhos brilharem ao descobrir que podem, que são capazes,que conseguem, que aprendem.
Às vezes sinto que, em algumas ocasiões, estão me negando a oportunidade de ensinar como profissional de compromisso, onde todas as tardes saía da sala de aula com a certeza de dever cumprido.
Projetos,projetos,...projetos!!! Um atropelando o outro e a certeza que aparecerão muitos outros a cada dia me deixa insegura no que e onde vão parar...crianças com carinhas de assustadas,de desentendidas com tantos projetos, algumas indagações e às vezes sinto-as perdidas ( sou eu quem não sou uma boa professora? )....duvido!!!...Mas...projetos continuam a serem enfiados "goela abaixo" e na maioria das vezes  impostos, cobrados e pra nós muitas vezes "solitários", jogados a esmo e temos que nos virar.
Não que eu não acredite em projetos, claro que acredito!!!...mas de uma maneira diferente, absolutamente consciente e responsável por parte de quem apresenta e cobra.
Por favor....será que um dia poderia continuar a dar aulas? Será que um dia poderei ver de volta meu aluno sabendo escrever corretamente? será que poderei ver meu aluno com bagagem necessária pra enfrentar uma nova série?
Gentil ou gentiu? Chave ou Xave? Lousa ou louza?...O que importa? Ele sabe escrever!!!!! Ele "transmitiu sua mensagem"!!!
Será que assim vamos ter médicos,engenheiros, psicólogos,  professores etc, que jamais serão avaliados em um concurso, em uma vaga de emprego que priorize o saber da Língua Portuguesa? Saber escrever corretamente pra quê? Ah...se forem avaliados...teremos muitos profissionais desempregados e pelo amor de Deus, que nunca se metam a escrever para que alguém possa ler o que escrevam, não é irônico?
É importante que o cidadão tenha oralidade, que seja questionador, um ser capaz de saber se expressar dignamente, concordo,  muito se ganha com projetos, mas de uma maneira absolutamente clara para todos.
Li um trabalho outro dia, interessantíssimo sobre projetos e nele mostrava várias facetas deles dentro das escolas.
Projetos impostos fazem o aluno a se interessar tanto quanto um  onde ele possa participar efetivamente desde o surgimento do tema a ser trabalhando como projeto? Não creio.
Muitas escolas se orgulham de trabalharem apenas com projetos, e então defenderei aqui que ACREDITO E MUITO NOS PROJETOS, mas implantados com discernimento,discutido entre os professores de modo que  se engajam verdadeiramente, mas naquilo que acreditam e sonham.
Nesse trabalho que li, o autor disse claramente sobre sonhos e realidade e concordo na falta de esclarecimento sobre esses sonhos em relação a projetos.
Uma  escola onde projetos chegam prontos e só nos resta executá-los e sabendo que é em função do aluno que a escola existe, não acaba sendo insatisfatório para o próprio aluno?? Assim sendo,como eles se envolverão verdadeiramente? 
 Trabalhar com projetos é altamente satisfatório para a escola, professor e aluno, desde que seja de uma forma  consciente, refletida, sistematizada, orgânica e participativa.
Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, disse "educação é o processo pelo qual nos tornamos capazes de viver os próprios sonhos – e que o bom mestre é, portanto, um pastor de sonhos..."
Não podemos viver o sonho dos outros a não ser nossos próprios sonhos, é para isso que serve a EDUCAÇÃO e " a missão do educador, não é dar “sonhos prontos”, empacotados, às pessoas – procurando, assim fazer com que elas eventualmente realizem sonhos sonhados por terceiros. Educar, ou pastorear sonhos, é ajudar as pessoas, primeiro, a sonhar seus próprios sonhos – a construir seus próprios projetos de vida – e, segundo, a encontrar as melhores maneiras de transformá-los em realidade."
Estamos presentes na vida do aluno para fazermos com que eles se interessem até mesmo por algo desconectado de sua realidade, mas para isso temos que ter apoio total e incondicional da escola senão viveremos o fracasso de apenas tentar !!!
Perdoem-me pelo desabafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário