domingo, 13 de fevereiro de 2011

Hoje postei em meu blog comentando problemas de aprendizagem e agora lendo alguns artigos pela net encontrei esse que fez jus ao que postei,é um complemento do que penso,espero que leiam.

Andréa Cristina Sória Prieto Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia
“Problemas de aprendizagem ou de Ensinagem?”
Quem cria rótulos e problemas na escola?


Desenho-de-menino-com-duvidas-em-carteira-de-sala-de-aula
O que é um problema de aprendizagem? Vamos primeiro tentar entender o significado de cada uma dessas palavras:
Problema: surgiu no século XVII e, segundo o Dicionário Aurélio, refere-se a uma questão matemática proposta para que se dê uma solução.
Aprendizagem: de acordo com o Dicionário Aurélio, trata-se do ato ou efeito de aprender.

Aprender: tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória em conseqüência de estudo, observação, experiência, advertência, etc.
Infelizmente o que vemos em muitas escolas é o “problema de aprendizagem” sendo visto como um distúrbio, um fenômeno de causa única. O aluno que apresenta um ritmo mais lento para aprender ou que aprende de forma diferente dos demais é logo colocado em um “vidrinho de conserva” e “rotulado”, e assim permanece como se tivesse uma patologia.

Para Vigotsky, na visão sócio-interacionista, os alunos deveriam ser encorajados a adquirir conceitos científicos através das atividades propostas pela escola e assim modificar sua relação cognitiva, ou seja, aprender. Esses alunos que apresentam ritmos diferentes e comportamentos tidos como problemas no aprendizado escolar, fazem parte do grupo da escola e não deveriam ser estigmatizados e muito menos isolados.
Trata-se de olhar para esse aluno muito mais para identificar as suas capacidades potenciais, do que classificá-lo dentro de algum distúrbio ou doença. O papel do educador é o de fazer intervenções a fim de possibilitar que esse educando aprenda.
Cabe ao educador olhar o processo educativo como um todo em oposição à rotulação do aluno, dar aos pais incentivo e passar a confiança aos mesmos de que a escola desenvolve um bom trabalho com seus filhos, afinal é papel da escola lidar com a formação do conhecimento.
Para finalizar, entendo que cabe à escola, e em especial ao professor, ampliar a visão sobre “problemas de aprendizagem”, aprimorando sua competência e atuação. Como diz Alícia Fernández, psicopedagoga argentina, “o problema não é de aprendizagem, mas sim de ensinagem”. É o professor quem deve buscar meios e alternativas criativas para que seu aluno aprenda.

Acabei de olhar no meu contador de visitas e fiquei surpresa ao ver que esse humilde blog já teve 1404 visitas,então quero agradecer e dizer que preciso postar mais,e tentar fazer desse blog um lugar onde todos possam aproveitá-lo de alguma forma. Obrigada mesmo por me visitarem.
Beijos

Professores,que escola queremos ????Chega de tantos discursos, pegam-se pessoas que tem ótima oratória pra se falar do ensino que hoje temos em nosso país, prega-se conceitos de "grandes" pensadores e estudiosos na educação e "fazem" tudo parecer lindo!!...Mas... e a realidade escolar, com quem ela fica??? Fica conosco, professores e sabedores que muita coisa é grande bobagem.
Os índices mostram que o Brasil está muito aquém do deveria estar e sabe o que penso??? Vai continuar!!!!...Enquanto não tirarmos a máscara da falsidade e fazer valer a realidade,realidade esta que enfrentamos todos os dias dentro da sala de aula,onde chegam alunos ao 5º ano sem estarem alfabetizados,vai continuar!!

Já vi muitas vezes professores contar que alunos seus conseguiram fazer um pequeno texto onde ela achou lindo e no entanto ele não teve coerencia nenhuma,coesão nenhuma, com uma ortografia totalmente errada, fora do tema proposto,mas ele conseguiu passar uma mensagem, a professora diz, ´nada disso,a professora apenas "deduziu" o que o aluno quis dizer...oras, isso é maravilhoso quando se trata de aluno pré-escolar,mas e quando se está num 4º ou 5º ano????

Hoje a escola tem mania de mascarar o que se passa com com os alunos e não adianta discursar, o que precisamos é de ATITUDE, de professores conscientes de suas obrigações,professores comprometidos,responsáveis,afinal "quem não pode com mandinga,não carrega patuá".

É comum você escutar, o fulano,o sicrano,o beltrano tem problema de aprendizagem, será que é problema é de aprendizagem ou de "ENSINAGEM" ????

Chega de fazer de conta!!!! Chega de mascarar a realidade.Meu Deus, custa colocar os pais a par da real situação de seu filho,pedir sua efetiva ajuda e compreensão e fazer alguma coisa por esses meninos???

Dentro de uma U.E. sabemos que temos instrumentos que podemos usar pra que se garanta a melhoria do ensino e não porque usá-los??? Ah...não pode haver remanejamento. Ah... não se pode dizer aos pais que seus filhos não sabem ler por isso eles teriam uma classe especial de alfabetização,é contra lei isso????Que pai não ficaria contente ao sentir o interesse real da escola por seu filho??? Adianta o professor ter em sua classe 3 ou 4 turmas diferenciadas e sempre prejudicar alguém??? Pois sinto que isso acontece sempre, se vamos alfabetizar os que deveriam estar alfabetizados desde anos atrás, os que estão de acordo com sua série não ficariam prejudicados??? Que professor consegue levar 3 ou 4 turmas dentro de uma única sala de aula e depois dizer : fiz um ótimo trabalho!!!??? MENTIRA....ele não é um mágico!!! ALGUM ALUNO SAIRÁ PREJUDICADO SIM!!!!

Está bem... é essa escola que temos,é essa realidade que vivemos,então fazer o quê,vamos cruzar os braços????

Outra coisa,muitos pensam,não foi culpa minha que chegaram até aqui nessa situação.ORAS, por isso vai deixar o erro continuar???? Conseguem dormir em paz sabendo que como o aluno chegou em sua classe ele voltará dia após dia pra sua casa???

Está na hora de mudar o discurso,está na hora de repensar, está na hora de fazer valer,está na hora de cada um dos envolvidos na educação mudar seus conceitos e fazer realmente uma EDUCAÇÃO de qualidade.

Eu acredito nessa possibilidade,temos tudo para dar certo e hoje contamos com uma nova situação e se queríamos tanto que ela contecesse,ela está aí, temos a obrigação moral de cooperar para o sucesso do ensino em nosso município.

Sei que vou ser cruxificada por muitos colegas ao lerem esse meu desabafo,mas acreditando que estou na educação por amar minha profissão é que o escrevi.