domingo, 22 de agosto de 2010

Noites de um verão qualquer

Um video que além de artístico muito "escolar"...rss


Dificuldade de Aprendizagem

Algumas ideias muito básicas sobre as dificuldades de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem afectam a forma como a pessoa processa, recorda e expressa a informação e constituem a mais numerosa categoria das necessidades educativas especiais.
As pessoas com dificuldades de aprendizagem são inteligentes e aprendem, apesar das dificuldades que apresentam no processamento da informação.
As dificuldades de aprendizagem não podem ser confundidas, nem com a deficiência, nem com as dificuldades escolares temporárias.
As dificuldades de aprendizagem têm um carácter permanente e afectam as relações interpessoais, o rendimento escolar, o rendimento profissional, a auto-estima e a vida diária.
As pessoas com dificuldades de aprendizagem podem ser bem sucedidas, quando devidamente apoiadas.


As dificuldades de aprendizagem decorrentes de aspectos secundários são decorrentes de alterações estruturais, mentais, emocionais ou neurológicas, que repercutem nos processos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas.
As dificuldades de aprendizagem mais comuns são: Dislexia, Disortografia e Discalculia.
DISLEXIA

A dislexia é mais frequentemente caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras, na leitura precisa e fluente e na fala. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto), também costumam trocar letras, p. ex. b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, p.ex "ovóv" para vovó.



DISORTOGRAFIA

Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia. Considera-se que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem, estas são consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes têm como causa uma disfunção neuro-fisiológica.
Características das Disortografias:
 Troca de grafemas: Geralmente as trocas de grafemas que representam fonemas homorgânicos acontecem por problemas de discriminação auditiva. Quando a criança troca fonemas na fala, a tendência é que ela escreva apresentando as mesmas trocas, mesmo que os fonemas não sejam auditivamente semelhantes.
. Falta de vontade de escrever.
.Dificuldade em perceber as sinalizações gráficas (parágrafos, travessão, pontuação e acentuação).
. Dificuldade no uso de coordenação/subordinação das orações.
. Textos muito reduzidos.
. Aglutinação ou separação indevida das palavras.


DISCALCULIA

Discalculia é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.

Fonte: http://paideia-idalinajorge.blogspot.com 
 http://enecibio.blogspot.com